filmes à letra – fim-de-semana gay

Começa na próxima sexta-feira, dia 4 de Julho, o quarto e último fim-de-semana do Filmes à Letra. Depois da transsexualidade, bissexualidade e lesbianismo, encerramos a nossa 'viagem' pelas letras do LGBT com a homossexualidade no masculino.

Dia 4 será exibido The Bubble, e, dia 5, a finalizar o ciclo, Wedding Wars, seguido de debate em registo informal com a dr.ª Gabriela Moita. O local é novamente o Maria Vai Com as Outras – e a entrada continua livre! Esperamos que se juntem a nós para as últimas sessões, e não se esqueçam d@s voss@s amig@s!

Nota: na apresentação este ciclo, o GRIP teve várias despesas, como divulgação e licenças de exibição. Esperamos continuar a realizar iniciativas deste género, e outras – pelo que chamamos a atenção para os produtos que temos à vossa disposição na banca do GRIP (no piso de entrada do Maria Vai Com as Outras), e a caixinha de donativos – qualquer contribuição é sempre muito útil, e ajudar-nos-à a continuar com os nossos projectos na cidade do Porto! Obrigada!

Na banca do GRIP também podem encontrar material informativo, completamente gratuito. Se tiveres alguma dúvida, ideia ou sugestão, estiveres interessad@ em colaborar com o grupo, ou por qualquer outra razão quiseres falar connosco, está à vontade para te dirigires a qualquer elemento do GRIP que esteja presente!



4 de Julho, 22h30, sexta-feira

The Bubble (homossexualidade masculina, romance / drama)

Noam, um soldado israelita, conhece Ashraf, um jovem palestiniano, num ponto de controle. Dias mais tarde, voltam a encontrar-se na casa que Noam partilha com Yali e Lulu. No meio do conflito, o amor nasce espontaneamente entre os dois.

Prémio CICAE do Festival Internacional de Berlin e Melhor Argumento no Festival Internacional de Durban

2006, Israel, M/16, 114 minutos

Realizador: Eytan Fox

Elenco: Ohad Knoller, Alon Friedman, Daniela Virtzer, Yousef Sweid

Trailer


5 de Julho, 22h30, sábado

Wedding Wars (homossexualidade masculina, comédia)

Ben pede ao irmão, Shel, designer de cerimónias, para organizar o seu casamento com Maggie. Shel descobre que afinal é Ben quem é responsável pelo discurso contra o casamento entre pessoas do mesmo sexo que o governador Welling, pai de Maggie, vai usar na sua campanha eleitoral. Shel fica indignado, e organiza uma greve!

2006, EUA / Canadá, M/12, 87 minutos

Realizador: Jim Fall

Elenco: John Stamos, Eric Dane, Bonnie Somerville, Sean Maher

Conversa com Gabriela Moita (psicóloga, Faculdade de Psicologia do Porto)

Trailer

tertúlia no ismai – desafiando a cultura da discriminação – 4 de julho

O GRIP e o GRIT vão estar presentes na tertúlia A Cultura da Discriminação, a realizar-se no ISMAI (Instituto Superior da Maia) a 4 de Julho, às 21:30h. A tertúlia, em registo informal, vai procurar constituir-se como um espaço de reflexão académica e social em torno das questões da homofobia e transfobia. Marcarão presença, como oradores:

Sofia Neves (departamento de Psicologia do ISMAI)

Pedro Costa e Silva (mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde do ISMAI)

Isabel Menezes (Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto)

Luísa Reis (GRIT – Grupo de Reflexão e Intervenção sobre Transsexualidade)

Ivo Fonseca (GRIT – Grupo de Reflexão e Intervenção sobre Transsexualidade)

Frederico Lemos (GRIP – Grupo de Reflexão e Intervenção do Porto)

A tertúlia está aberta a todos os elementos da comunidade académica do ISMAI, que podem indicar convidad@s interessad@s em participar (até um limite de dois). As inscrições devem ser feitas para o endereço ecos.mudos[arroba]gmail.com, com indicação do nome, e o dos convidados.

Quem Somos

O GRIP - Grupo de Reflexão e Intervenção do Porto é um grupo de interesse integrado na Associação ILGA-Portugal, que se pretende constituir como uma resposta de âmbito local para as questões gays, lésbicas, bissexuais e transgénero a partir da cidade do Porto.

Integram este grupo um conjunto heterogéneo de elementos, que têm em comum o interesse pela temática e a vontade de intervir no combate à homofobia (preconceito contra a homossexualidade) ou a discriminação de género, nas suas diversas manifestações.

Temos vários projectos em agenda: encontros, debates, ciclos de cinema, acções de educação sexual nas escolas, parcerias com outras entidades, intervenção política, entre outras iniciativas, cujas informações vão sendo disponibilizadas nesta página.

De momento não existe uma sede de trabalho, apenas reuniões periódicas e uma mailing-list. Contamos com a experiência e legitimidade institucional da Associação ILGA Portugal e com muita vontade de contribuir para a mudança.

A sexualidade faz parte do nosso crescimento e da formação da nossa identidade. Apesar das mudanças, as sociedades actuais continuam a discriminar muitos cidadãos cuja vivência neste âmbito não se enquadra na sua visão restrita sobre os papéis masculino e feminino. A ausência de referências positivas sobre a homossexualidade, bissexualidade ou transgenderismo é um dos sinais dessa exclusão, e ela acontece em vários espaços: nas famílias, nas escolas, no local de trabalho, e até no contexto da cultura e do lazer. Partindo desta realidade, revela-se fundamental levar a cabo um trabalho pedagógico de sensibilização junto de diferentes públicos, fornecendo contextos de integração, reflexão, visibilidade e concertação que permitam o exercício de um tipo de cidadania mais aberto à diversidade.

Este é um esforço colectivo. Se quiseres colaborar ou receber mais informações, contacta-nos!

Contactos


EC Município
Apartado 4077
4002-001 Porto
grip.ilga@gmail.com
Mailing-List

Caso pretenda subscrever a nossa mailing-list, basta enviar um e-mail com o seguinte assunto: SUBSCRIÇÃO DA MAILING-LIST INFO-GRIP