grip em aveiro para 'conversa aberta' sobre 'sexualidade humana: sua construção e pluralidade - riscos no espaço online'

O GRIP vai estar presente, no dia 29 de Fevereiro, sexta-feira, na 'Conversa Aberta – Sexualidade: Sua Construção e Pluralidade - Riscos no Espaço Online', organizada pela Divisão da Juventude da Câmara Municipal de Aveiro e a Escola Secundária José Estêvão. A iniciativa, dirigida aos estudantes do 12º ano, tomará lugar no espaço da escola, e terá lugar das 15:30h às 17:00h.

O objectivo da conversa será reflectir sobre o modo como os indivíduos constroem, ao longo do processo de desenvolvimento, uma identidade sexual, promover o reconhecimento e a aceitação das diferenças entre as pessoas ao nível das práticas e orientações sexuais, dar a conhecer à comunidade educativa riscos das TIC ao nível da prática de crimes sexuais e seu impacto no desenvolvimento dos jovens. Entre os oradores, para além de um elemento do GRIP, está prevista a presença da Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Secundária José Estêvão, Associação de Estudantes, Vera Cirne (psicóloga) e Camilo Oliveira (Polícia Judiciária).
Quem Somos

O GRIP - Grupo de Reflexão e Intervenção do Porto é um grupo de interesse integrado na Associação ILGA-Portugal, que se pretende constituir como uma resposta de âmbito local para as questões gays, lésbicas, bissexuais e transgénero a partir da cidade do Porto.

Integram este grupo um conjunto heterogéneo de elementos, que têm em comum o interesse pela temática e a vontade de intervir no combate à homofobia (preconceito contra a homossexualidade) ou a discriminação de género, nas suas diversas manifestações.

Temos vários projectos em agenda: encontros, debates, ciclos de cinema, acções de educação sexual nas escolas, parcerias com outras entidades, intervenção política, entre outras iniciativas, cujas informações vão sendo disponibilizadas nesta página.

De momento não existe uma sede de trabalho, apenas reuniões periódicas e uma mailing-list. Contamos com a experiência e legitimidade institucional da Associação ILGA Portugal e com muita vontade de contribuir para a mudança.

A sexualidade faz parte do nosso crescimento e da formação da nossa identidade. Apesar das mudanças, as sociedades actuais continuam a discriminar muitos cidadãos cuja vivência neste âmbito não se enquadra na sua visão restrita sobre os papéis masculino e feminino. A ausência de referências positivas sobre a homossexualidade, bissexualidade ou transgenderismo é um dos sinais dessa exclusão, e ela acontece em vários espaços: nas famílias, nas escolas, no local de trabalho, e até no contexto da cultura e do lazer. Partindo desta realidade, revela-se fundamental levar a cabo um trabalho pedagógico de sensibilização junto de diferentes públicos, fornecendo contextos de integração, reflexão, visibilidade e concertação que permitam o exercício de um tipo de cidadania mais aberto à diversidade.

Este é um esforço colectivo. Se quiseres colaborar ou receber mais informações, contacta-nos!

Contactos


EC Município
Apartado 4077
4002-001 Porto
grip.ilga@gmail.com
Mailing-List

Caso pretenda subscrever a nossa mailing-list, basta enviar um e-mail com o seguinte assunto: SUBSCRIÇÃO DA MAILING-LIST INFO-GRIP